Arquivos catarinenses: história, memória, documento


Fontes para a história de Santa Catarina: acervos arquivísticos em Florianópolis


Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina

Endereço da instituição:
Rua Visconde de Ouro Preto, 549 - Praça Getúlio Vargas.
CEP 88020-040 - Florianópolis - SC
Telefones: (48) 229-6262 e 229-6320 (Assessoria de Comunicação Social)

Através do projeto de extensão "Organização do Arquivo da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (Quartel do Comando Geral)", realizado no âmbito do Núcleo de Estudos Históricos da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), parte da documentação de arquivo produzida pela Polícia Militar de Santa Catarina pôde ser identificada e avaliada no que se refere ao seu interesse para a pesquisa histórica. Coordenado pela Profa. Janice Gonçalves e desenvolvido entre 1o. de agosto de 2001 e 31 de julho de 2002, o projeto debruçou-se sobre a documentação existente na sala da Assessoria de Comunicação Social do Quartel do Comando Geral, em Florianópolis, cujo teor era desconhecido pela própria Polícia; os documentos estavam abrigados em 28 armários de madeira, lamentavelmente sujeitos à ação de insetos como térmitas (cupins) e traças.

Contando com dois bolsistas, alunos do curso de História da UDESC (Giovani Moraes do Nascimento e Karine de Matos Borges), o projeto de extensão "Organização do Arquivo da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina (Quartel do Comando Geral)" teve como objetivo geral propiciar reflexões acerca da história e da memória da Polícia Militar de Santa Catarina, através da organização de uma parcela dos documentos de arquivo da entidade, de modo que pudessem ser disponibilizados para pesquisadores e interessados em geral. A divulgação, através da Internet, dos objetivos do projeto e sobretudo de seus resultados, é uma forma de estimular os pesquisadores a consultar essa documentação e, simultaneamente, de afirmar a importância de que sejam tomadas providências concretas para facilitar o acesso a ela.

Horário de atendimento: não há sala nem horário próprios para consulta dos documentos em questão, muito embora os documentos organizados e acondicionados em caixas-arquivo pela equipe do projeto de extensão estejam armazenados em sala para isso destinada pela Polícia Militar, e identificada, no quartel, como "Sala das Cartilhas".

Condições gerais de acesso aos documentos: a serem definidas pelo Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina.

Serviços oferecidos ao público: não há.

Vinculação administrativa atual: a documentação em questão está sob responsabilidade direta da Assessoria de Comunicação Social da Polícia Militar.

Diretor ou responsável: a Assessoria de Comunicação Social do Quartel do Comando Geral da PMSC é atualmente chefiada pelo coronel Cláudio José de Barros.

Estrutura administrativa: ---

Observações adicionais: ----

Trajetória da instituição:

Os textos elaborados pela equipe do projeto de extensão serão disponibilizados em breve.

 

Acervo: em relação ao acervo, serão aqui fornecidos apenas dados gerais relativos aos tipos documentais identificados nos armários de madeira existentes no setor de Comunicação Social, a saber: tipos documentais, datas-limite e volume. Três tipos documentais - boletins diários, escalas de alteração e livros históricos - são objeto de comentários mais detalhados. Conheça o acervo aqui.

Fontes consultadas para as informações de caráter administrativo e histórico:

- CORRÊA, Carlos Humberto (com a colaboração de Denise Araújo Meira, Isabel Cristina Coelho e Onésia de Fátima Cabral Peixoto). Polícia Militar de Santa Catarina: um século e meio de história. Florianópolis: 1985. (cópia eletrostática a partir de original datilografado; anotações e correções feitas a mão. O original encontra-se em um dos armários examinados pela equipe).

- Força Publica do Estado de Santa Catharina, 1835-1935. S.l.p., S.c.p., s.d [1935]. (trata-se de edição comemorativa do centenário da Força Pública).

- Legislação provincial e estadual: 1835-1889, 1889-1929, 1930-1964 e 1965-1985 (clique sobre as datas para conhecer todo o levantamento).

Textos discutido no âmbito do projeto (seminários, abertos à participação de professores e acadêmicos do Centro de Ciências da Educação/ FAED)

2o. semestre de 2001:

1. LE GOFF, Jacques. "Documento/ monumento". In: História e memória. 4 ed. Campinas (SP): Editora da UNICAMP, 1996. p.535-553.
2. LOPEZ, André Porto Ancona. "Documento e História". In: MALERBA, Jurandir (org.). A velha história: teoria, método e historiografia. Campinas (SP): Papirus, 1996. p.15-36.
3. BELLOTTO, Heloísa L. Arquivologia: objetivos e objetos. Arquivo: boletim histórico e informativo, S.Paulo, v.10, n.2, p.81-83, jul.-dez.1989.
4. BELLOTTO, Heloísa L. "Da administração à história: ciclo vital dos documentos e função arquivística." In: Arquivos permanentes: tratamento documental. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991. p.5-13.
5. DURANTI, Luciana. Registros documentais contemporâneos como provas de ação. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v.7, n.13, 1994, p.49-64.
6. COOK, Terry. Arquivos pessoais e arquivos institucionais: para um entendimento arquivístico comum da formação da memória em um mundo pós-moderno. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v.11, n.21, 1998, p.129-149.

1o. semestre de 2002:

1. BAYLEY, David H. "O desenvolvimento da polícia moderna". In: Padrões de policiamento: uma análise comparativa internacional. S.Paulo: EDUSP, 2001. (Polícia e Sociedade, 1). p.35-65.
2. BOVA, Sérgio. "Polícia". In: BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de política. 5 ed. Brasília: Ed. da UnB, S.Paulo: Imprensa Oficial, 2000. v.2, p.944-949;
3. SCHIERA, Pierangelo. "Estado de Polícia". In: BOBBIO, Norberto et al. Dicionário de política. 5 ed. Brasília: Ed. da UnB, S.Paulo: Imprensa Oficial, 2000. v.1, p.409-413.

Foram ainda discutidos, durante o curso de extensão "História, Memória e Documento", ministrado pela Profa. Janice Gonçalves entre abril e maio de 2002 (do qual participaram os dois bolsistas do projeto de extensão "Organização do Arquivo da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina - Quartel do Comando Geral"), os seguintes textos:

1. SILVA, Armando Malheiro da et al. "A prática contemporânea e a Arquivística como disciplina" [excerto]. In: Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1999. v.1. p.100-163.
2. GONÇALVES, Janice. Como classificar e ordenar documentos de arquivo. S.Paulo: Arquivo do Estado, AAB-SP, 1998. (Como fazer, 2). p.15-26.
3. TESSITORE, Viviane. Arranjo: estrutura ou função? Arquivo: boletim histórico e informativo, S.Paulo, 10(1): 19-28, jan.-jun.1989.
4. BELLOTTO, Heloísa L. "O sentido da descrição documental", "O processo da descrição: instrumentos de pesquisa" e "Política de descrição documental". In: Arquivos permanentes: tratamento documental. S.Paulo: T.A.Queiroz, 1991. p.103-146.
5. MOTA, Carlos G.(org.). "Febvre contra a história historizante". In: Lucien Febvre: história. S.Paulo: Ática, 1978. (Grandes cientistas sociais). p.103-107.
6. BLOCH, Marc. "A observação histórica - 3: A transmissão dos testemunhos". Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. p.82-87.
7. ROUSSO, Henry. O arquivo ou o indício de uma falta. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v.9, n.17, 1996, p.85-91.
8. ALBERCH FUGUERAS, Ramón, CRUZ MUNDET, José Ramón. "El sueño americano" In: Archívese! - los documentos del poder, el poder de los documentos. Madrid: Alianza Editorial, 1999. (El libro de bolsillo). p.100-118.
9. MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. "A crise da memória, história e documento: reflexões para um tempo de transformações". In: SILVA, Zélia Lopes da (org.). Arquivos, patrimônio e memória. S.Paulo: Editora UNESP, FAPESP, 1999. (Seminários & Debates). p.11-29.

 

 

 

 

Página atualizada em 26 de junho de 2002.

Retorno à página de abertura