Será que eu abro o meu próprio negócio ?

Esta é uma pergunta que muitos estão fazendo. Será que eu abro meu próprio negócio ?

Esta dica é baseada em diversas reportagens de jornais.

I - Introdução - Emprego x Trabalho

A oferta de empregos nos setores primários e secundários da nossa economia está diminuindo em termos percentuais, para um número cada vez maior de postulantes no mercado de trabalho. O crescimento está ocorrendo na área de prestação de serviços.

Outro fenômeno que está ocorrendo de forma generalizada é o aumento das exigências referentes à qualificação para a admissão. As pessoas que não possuem 1º grau completo, por exemplo, pouca ou nenhuma chance estão tendo de se empregar.

Alguns mostram que a tendência futura é de diminuição do emprego e aumento do trabalho. O que significa isso ?

Significa que o emprego formal, da forma que conhecemos hoje está proporcionalmente diminuindo, a passo que as possibilidades de trabalho estão aumentando. Isto é, crescem as possibilidades de trabalhos autônomos, em cooperativas, firmas individuais, etc. De uma certa forma, existe um incentivo governamental para as cooperativas, visto que esta está sendo a forma mais fácil de se "flexibilizar" os encargos trabalhistas. Um cooperado não recebe: 13 º salário, FGTS, etc.

Esta tendência deve continuar ? Tudo indica que sim, visto que não é um fenômeno apenas brasileiro. Por exemplo, na Europa a participação nas cooperativas de trabalho, no conjunto da economia, é muito mais significativa.

Mas o que o aumento de trabalho e a diminuição do emprego tem a ver com as pessoas que estão entrando ou retornam ao mercado de trabalho ?

Significa que estas pessoas deverão pensar um pouco mais na hipótese de montar seu próprio negócio.

II - É uma boa opção ?

Mais de 75% dos novos negócios, em São Paulo, desaparecem no primeiro ano. No Espírito Santo, uma pesquisa da UFES indicou 60%(estes números variam em função da época em que são levantados, saiba entretanto que o número é alto).Este primeiro ano, é o período de maior mortalidade de empresas. São muitos os casos onde pessoas recebem a indenização pela sua demissão, abrem o seu negócio e em pouco tempo estão sem emprego e dinheiro. Ou seja, numa situação pior e infelizmente, muitas vezes com dívidas e mais dívidas.

Não se esqueça disso nunca. Não seja mais um nesta triste estatística.

III - Sugestões

1 - O ponto básico é a identificação do negócio. Procure uma área onde você tenha conhecimento, isto é, ou saiba como se produz (num conceito bem amplo) ou como se comercializa. Evite ao máximo entrar num negócio desconhecido. Se for o caso, procure a ajuda de quem conheça.

2 - Escute opiniões de diversas pessoas. Leia as revistas que existem sobre o assunto. Conheça sobre as franquias. Procure as organizações como os SEBRAE. Se você teve uma idéia, não "embarque de cara". Pense e pense muito.

3 - Tendo uma idéia, estude: qual o meu mercado consumidor, quais os meus concorrentes, como o meu produto / serviço vai se posicionar no mercado, como os clientes irão conhecer o meu produto / serviço, qual a tendência de demanda nos próximos meses / anos.

Um dado importante é que a maior parte dos novos negócios não estão ocupando espaços vazios e sim concorrendo com empresas / negócios já existentes. Se esta é a situação do seu novo negócio, então tenha em mente que terá de ser melhor (segundo a avaliação dos clientes) do que o concorrente. É mais fácil ocupar um espaço num segmento de mercado consumidor crescente.

4 - Antes de iniciar o seu negócio procure o SEBRAE, ou outra organização similar e se matricule num curso sobre "Princípios Básicos de Gestão", envolvendo: o que é ser empreendedor, contabilidade (administração de fluxo de caixa), administração de custos, formação de preços, princípios básicos de marketing, principais itens da legislação relativa à formação de empresas, impostos, planejamento / elaboração do plano de negócios, franquias, qualidade e outros módulos relativos ao negócio. Se for no ramos de alimentos, conheça a legislação. A vigilância sanitária em diversas cidades é rigorosa. Lembre-se, este não é um custo perdido, é um investimento. Não economize com a sua formação para o novo negócio. Leia bastante. Existem também diversos livros que podem ajudá-lo.

Outros cursos que você deve procurar são os oferecidos pelo SENAC, SESI e SENAI. Conheça estes cursos que são abertos ao público em geral. Muitos estão utilizando recursos do FAT e apresentam custos relativamente baixos, para um curso de boa qualidade.

5 - Uma opção que deve ser muito bem analisada é a hipótese de comprar um negócio já existente. Simplifica bem as coisas, mas neste caso você deve saber ao certo, ou melhor, com certeza, por que o antigo proprietário está deixando o negócio. Visite diversas vezes (utilize conhecidos) o estabelecimento como cliente. Esta opção pode ser uma boa, ou pode ser uma bela "canoa furada". Cuidado, neste mercado o "mais bobo dá nó em pingo d'água".

6- Uma opção intermediária é a franquia. Existem boas franquias no mercado. Mas também é necessário conhecer bem o que é uma franquia. Não embarque na "primeira canoa". Se você optar por uma franquia, verifique que suporte o franqueador oferece para o franqueado. Em alguns casos este suporte envolve: pesquisas de mercado, formação de mão-de-obra, suporte administrativo, etc.

7- Voltando a idéia de qual será o negócio, se preocupe em ser mais criativo. Considere também:

  1. O valor agregado do produto. Fazer empadinhas, por exemplo, seguramente dará muito trabalho e com um pequeno retorno;
  2. Evite também grandes investimentos, procure colocar a menor quantidade possível de dinheiro empatado no negócio;
  3. Se possível, procure um negócio que você possa utilizar a sua própria residência;
  4. Considere o negócio onde você poderá contar com uma maior ajuda de familiares e amigos, principalmente no que diz respeito a divulgação e marketing.

8-"Tão" difícil quanto vender é comprar. Lembre-se muitos supermercados, por exemplo, estão se preocupando mais com a compra do que com a venda. Normalmente, uma vez por mês, nós somos surpreendidos com uma nova marca de leite integral. Por que isso ? Porque hoje, a maior parte dos consumidores, escolhe o leite pelo preço. Isto significa que a venda depende de uma compra melhor, com custos mais baixos. No seu negócio isto também será importante. Se preocupe muito com a compra de produtos e serviços.

9- Se preocupe também com a satisfação dos clientes. Quando um cliente chegar na sua empresa, lembre o quão difícil foi fazer com que ele viesse até você. Ganhar um cliente é muito difícil, mas perder é extremamente fácil. Cative o cliente. As pessoas que, por ventura venham a trabalhar com você, devem ter isso também como "dogma".

10- Se preocupe com o controle. Registre os dados, buscando sempre a simplificação.

11- No interior se diz: "o olho do dono engorda o boi". Esteja à frente do negócio. Não descuide. É seu dinheiro que está em jogo.

12- Por fim é bom lembrar Mao Tsé-tung: "Como iniciamos a Grande Marcha ? Com o primeiro passo."

Boa Sorte !

Alguns casos:

1 - Vendedor de carros

2 - Que tal chaves ?

3 - A criação de abelhas

4 - Mais uma towner vendendo cachorro quente ?

5 - 35 dias de uma revista espanhola

6 - Reportagem jornal A Gazeta - ES - Casos de Sucesso