Recomenda-se Resolução 800x600

Casos Clínicos

Hanseníase Tuberculóide Reacional, placas eritematosas, de aparecimento abrupto com limites bem definidos e regulares. De permeio pele normal, sem sinais de infiltração. A baciloscopia nesses casos pode ser fracamente positiva, principalmente na vigência do surto reacional. A sensibilidade está alterada; porém, pode ser normal na face, devido à intensa irrigação nervosa.

Hanseníase Dimorfa – Este caso poderia ser classificado clinicamente como Hanseníase Tuberculóide, entretanto no histopatológico, já se observa granulomas frouxos e baciloscopia de +++. Isto tem importância pelo fato de ser a única lesão deste paciente, onde o atual tratamento ROM, para casos com lesão única, tem de ter sua aplicação revista.

Hanseníase Dimorfa Tuberculóide  em Reação : Várias placas de aparecimento rápido ( cerca de 03 meses ) de tom eritêmato hipocrômico, limites bem definidos, com sensibilidade alterada. Neste caso a classificação final depende:  da baciloscopia cutânea ( aqui, fracamente positiva ), do teste de Mitsuda ( aqui, 4mm ), do histopatológico, e por fim da evolução do paciente. A reação neste caso é a do tipo 1, isto é, por imunidade celular.

Hanseníase Virchowiana com nódulos reacionais tipo Eritema Nodoso: Paciente do sexo feminino, com infiltração difusa de todo o tegumento. Aqui na foto, mostra detalhe de nódulos eritematosos dolorosos, no MSD, com febre e mal estar geral. A reação neste caso é a do tipo 2, isto é, por imunidade humoral.

Hanseníase Tuberculóide com Mal Perfurante Plantar: Paciente neste caso já com alta medicamentosa há anos , entretanto houve agressão de tronco nervoso ( Ciático Popliteo Externo E. ),levando à diminuição de sensibilidade do pé E, com isso, por microtraumatismos em áreas de maior pressão, como a base do quinto metatarsiano, ocorre o aparecimento de úlceras de bordos calosos, totalmente anestésicas . A conduta nestes casos reside em cuidados locais e adaptações de calçados com técnicas simples para uma melhor distribuição do peso do corpo.

Hanseníase Dimorfa em Reação – Placas generalizadas pelo dorso, de tom eritematoso. Paciente está em tratamento PQT/MB ,na vigência da sétima dose supervisionada, apareceram-lhe placas reacionais por todo o corpo.

Página seguinte: Casos Clínicos 

[Indice] [Histórico] [Aspectos Gerais] [Epidemiologia] [Experimental] [Casos Clínicos] [Referências] [Links]

Para maiores informações:

       Cassio  Ghidella

Médico Dermatologista e Hansenólogo

Webmaster

Agosto de 2000