Música Quântica

Música do Século XX:
Gênese de uma Nova Estética

Eufrasio Prates

O Início da Revolução: Dodecafonismo Como Estertor da Tradição

- Análise da escola vienense das décadas de vinte e trinta -- dos compositores Arnold Schoenberg, Alban Berg e Anton Webern -- relacionando-a como um paralelo às teorias de Einstein, situadas como o choque com a tradição, ainda que definitivamente presas a ela.

A Mudança vem do Imprevisível

- Ao contrário do que afirmou Adorno , as bases da Nova Música se encontram também em compositores não-dodecafônicos como Bartók, Messiaen e Stravinsky. Conforme se notará, a influência destes compositores na produção da vanguarda contemporânea levou ao desenvolvimento de métodos meta racionais tais como a forma sinerética , o privilégio do timbre -- categoria acústica ainda pouco sistematizada, ao contrário da altura, duração e intensidade -- e o largo uso dos "improvisos".

A Vanguarda do Pós-Guerra

- Análise das correntes estéticas do Serialismo Integral, Aleatorismo, Campo Sonoro, Estruturalismo e outras. Tais análises, apoiadas nas obras dos principais compositores experimentais desta segunda metade do século, buscarão mapear os elementos estruturais que as aproximam das descobertas da Física Quântico-Relativística através da mais provável corrente transmissora de tais informações: um novo paradigma .


De volta à página da Estrutura
Volta à Homepage Música Quântica


Delineamento do objeto de investigação
Dimensão comunicacional: o porquê dessa opção
Novos Paradigmas: comparação entre a Física Clássica, Quântica e a Estética Musical
Estrutura da dissertação
Apontando para a Música Fractal
Glossário


Voltar à

HomePage


Music HyperBanner Advertisement 
Member of Music HyperBanner