Música Quântica

Considerações Finais

Eufrasio Prates

Música Quântica e uma "Filosofia Perene"

- Levantamento das características conscientizantes da música de vanguarda e suas relações com o pensamento quântico e a filosofia perene, apontando para o novo paradigma holonômico.

- Prospecção sobre a estética do futuro próximo, frente às citadas novas tecnologias e às possibilidades estético-ideológicas do novo paradigma.

- Delineamento de experimentos na criação de uma Estética Holo-fractal, em sua paradoxalidade simbólica. São a hermenêutica e a semiótica instrumentos fundamentais a esta abordagem genético-estética. Para adquirir uma fita com a música "Estrelas de Gogh", desenvolvida experimentalmente segundo esta proposta, envie um e-mail para eufrasio@guarany.cpd.unb.br.

O Salto Quântico de um Elétron chamado Terra

- Fechamento das ligações propostas no subtítulo, demonstrando a necessidade de revisão radical de nossa práxis para a superação do atual estado de crise. Como resultado da preocupação em manter este trabalho com suas raízes fincadas na realidade, sugerir-se-á nestas considerações finais uma série de obras para audição e comparação com as principais afirmações realizadas.


De volta à página da Estrutura
Volta à Homepage Música Quântica


Delineamento do objeto de investigação
Dimensão comunicacional: o porquê dessa opção
Novos Paradigmas: comparação entre a Física Clássica, Quântica e a Estética Musical
Estrutura da dissertação
Apontando para a Música Fractal
Glossário


Voltar à

HomePage