Centro Paroquial e Social de Santa Marinha de Avanca
Nas traseiras da Igreja de Avanca surge-nos o Centro Paroquial e Social Santa Marinha. Uma obra que custou cerca de 220 mil contos, dos quais apenas 55 mil contos foram subsidiados pelo Governo, tendo o restante sido fruto da generosidade dos cerca de sete mil habitantes da freguesia. Trata-se de uma imponente obra que se dedica ao apoio dos mais desfavorecidos desde 1992, nas valências de creche, lar de idosos, centro de dia e apoio domiciliário.
As Actividades de Tempos Livres promovidas pela instituição começaram por funcionar numa cantina escolar.
O Centro de Santa Marinha de Avanca apoia actualmente cerca de 40 crianças no ATL, 46 na Creche até aos 3 anos e 40 no Infantário até aos cinco anos. No Lar residem 44 idosos e no Centro de Dia estão 12 velhinhos. O apoio domiciliário serve 15 pessoas, quase todas elas com graves problemas de abandono, doença, problemas sociais e económicos.
A equipa do Centro Paroquial, constituída por 40 funcionárias, tem indicações para não fechar as portas a ninguém. O Padre José Henriques, pároco da freguesia e responsável pela obra, justifica:
«temos gente de fora em todas as valências, até porque não podemos fechar as
portas. Por exemplo, no Lar de Idosos atendemos as pessoas da freguesia de Pardilhó que não têm uma instituição com essa valência. É óbvio que damos prioridade à freguesia de Avanca. Não podemos esquecer que esta obra foi paga pela população desta freguesia. E uma obra muito grande com capacidade para servir muita gente. Por isso mesmo não temos intenção de crescer muito mais, queremos, isso sim, melhorar as valências».
Melhorar ainda mais todas as valências, em especial o apoio domiciliário a certos idosos, é o principal objectivo. «Até aqui tivemos falta de meios e por isso o serviço nunca esteve como sempre desejámos. Saímos todos os dias com a nossa carrinha para distribuir as refeições, fazer os cuidados de higiene e tratar os acamados. Ao sábado, levávamos as refeições para o domingo. Isso
estava errado. Com mais pessoal essa valência vai sair favorecida, porque passamos a ter funcionários nessa valência a trabalhar ao domingo».
As obras sociais do Centro de Santa Marinha não são as únicas actividades que a instituição desenvolve. Segundo o Padre José Henriques, «além das obras dirigidas a Idosos e Crianças, desenvolvemos outras como o apoio à paróquia, com o ensino da catequese, o grupo de escuteiros e os grupos de jovens. O Auditório tem a ver mais com a parte cultural e recreativa. No auditório, com capacidade para cerca de 1000 pessoas, realizamos todas as nossas festas, assim como cedemos o espaço a algumas associações da freguesia». Apostar no dinamismo do espaço é o grande objectivo desta instituição que todos os anos faz questão de organizar as festas religiosas, festas das escolas e de outras instituições do concelho. O Centro de Santa Marinha tem ainda um restaurante que aluga para festas, banquetes e convívios.
...in "Revista Estarreja"
HOME PAGE HOSTED BY ----> GEOCITIES
GET YOUR OWN A FREE HOME PAGE