NOTÍCIAS
Retiradas do "Notícias de Avanca" e de outras Publicações
Eleições Autarquicas (1997) |
Notícias Anteriores |
Eleições Legislativas (1999) | Informações sobre o Centro Paroquial |
JUNHO / JULHO 2000
Última hora: Morreu na Alemanha o Padre Pinho (2000.07.07)
O custo total das valências foi de 169 mil contos o que corresponde aproximadamente 14 mil contos mensais, aproximando-se dos 500 contos por dia.
Creche 44 crianças; Infantário 50; ATL. no Centro e em Água levada cerca de 100 crianças; Lar de Idosos 45; Apoio Domiciliário a idosos 15; Centro de Dia 20; Intervenção Comunitária, ajuda aos casos sociais, número variável, Curso Integrar para 15 senhoras, Cursos de Desenvolvimento Específico do Centro de Emprego, 15 senhoras, 2 Cursos Pessoa 12 funcionárias da creche, 14 funcionárias do Lar, e o programa Inovar Estarreja, também com um número variável de casos.
Em resumo o Centro Paroquial teve no ano de 1999, 12 valências a funcionar e terá assistido mais de 400 famílias.
Quanto custaram as valências não tradicionais como o Curso Integrar, 2 cursos / pessoa, o curso de Desenvolvimento Específico do Centro de Emprego, e o programa Inovar Estarreja?
O total destas valências custou 51.763 contos no ano de 1999. Uma parte significativa de alguns destes cursos teve uma incidência grande no ano de 1998.
Ao todo 36.129 contos o que é uma parte reduzida em relação aos gastos.
Anda à volta de 50. Os cursos e o programa Inovar Estarreja são secções que mesmo que tenham uma duração longa são executados por empresas não sendo por isso funcionários do Centro Paroquial.
Como não podia deixar de ser são os encargos com o pessoal, que contaram 63.000 contos, não estando incluídos os cursos e o programa Inovar Estarreja.
ENTREVISTA
COM O DIRECTOR - BOAVENTURA MARRAFA
O Campo de Tiro aos Pratos e outras modalidades inseridas, para o Clube de Caça e Pesca de Avanca e concelho de Estarreja é agora uma esperança.
O subsídio de 17.500 contos dado pela Câmara Municipal de Estarreja, para a aquisição dos terrenos, é um impulso para que se venha a concretizar o plano que o Clube tem para este empreendimento.
Quisemos entrevistar um dos dirigentes do clube, Boaventura Marrafa, para falar sobre o projecto, que agora começará a ter expressão.
Depois duns anos de dúvidas e depois de terem percorrido vários espaços, parece que finalmente é irreversível o complexo desportivo de Peneda.
Notícias de Avanca: Quantos são os filiados no Clube de caça e Pesca e donde são os praticantes?
No mês de Maio, preenchemos o Sócio Nº 450.
Todavia, por falecimento de uns e desistência de outros, somos no activo 240. Os Estatutos do nosso Clube permitem a aceitação de associados de todo o País, Daí, que tenhamos Sócios de várias regiões.
N.A. - Com o subsídio da Câmara a questão dos terrenos dica definitivamente resolvida?
Efectivamente a Edil ao honrar o compromisso, permitiu a compra dos terrenos com uma área aproximada de 46. 000 metros quadrados, que adicionado aos que já tínhamos adquirido, perfaz o total de 60.000 metros quadrados.
N.A. - 0 que é que está previsto fazer-se em linhas gerais? Por onde vão começar?
Em linhas gerais, pretendemos implantaras modalidades de tiro ao prato, nas variantes de fosso trap, percurso de caça, hélice, largadas de caça, sede social, sala convívio, restaurante e espaço de lazer.
Em primeiro, vamos proceder à vedação da propriedade, seguindo-se a implantação do fosso trap e a entrega da gabinete técnico, o estudo e projecto.
N.A. - Onde esperam arranjar dinheiro para fazer face a este plano? Contam com a ajuda de alguma entidade?
A nossa vontade de vencer motiva-nos a olhar em frente. O dinheiro necessário vai aparecer consoante o andamentos dos trabalhos. É evidente que temos de usar toda a nossa imaginação por forma a obter os recursos necessários. Não pomos de lado a necessária e bem vinda ajuda, quer de entidades oficiais, quer privadas.
Pensamos que a grande aposta, é fazer passar a mensagem, de que o espaço que dispomos, pode ser e queremos que seja, um cartão de visita da Freguesia e Concelho.
N.A. - Em quanto tempo esperam executar este plano?
E um pouco difícil estabelecer datas. A nossa vontade é de não parar. Sabemos que o nosso projecto é ambicioso mas não utópico. Após a elaboração do projecto, passamos a dispor de instrumento de trabalho para planearmos fases e tempos.
N.A: -
Contam com algumas dificuldades?
Todo o passado foi de dificuldades. Daí o termos retirado ensinamentos, que ajudem a evitar e a superar possíveis situações de desagrado que possam surgir..
N.A. - Que
esperam, da população de Avanca e do Concelho de Estarreja?
Da população de Avanca, esperamos compreensão e a colaboração possível. Contrariamente ao que por vezes se diz, não é construir uma carreira de tiro. Como atrás se diz, o que está em causa é a construção de infra-estruturas, que se completam, entre si, possibilitando a prática do desporto, convívio e lazer Os caçadores tem dado provas de cooperação e são por natureza do desporto que gosta, sociáveis.
A população de Avanca, tem dado provas nos anos recentes de que é capaz de compreender e ajudar a construir Vamos em conjunto, ter a honra de realizar mais uma obra que vai contribuir certamente para o engrandecer da nossa Freguesia.
Da população do concelho, dizemos, são bem vindos. Contamos também com a vossa ajuda.
O nosso bairrismo não é uma disputa.
Como a denominação social o diz, o Clube de Caça e Pesca de Avanca e Concelho de Estarreja, abraça de forma fraterna todo o Concelho.
No início da manhã do passado dia 10/06/2000, o centro da nossa vila, foi «invadido» por cerca de uma centena de motociclistas, vindos dos diversos lugares do nosso concelho e dos concelhos vizinhos, os quais, provocaram certamente um amanhecer diferente e alguma admiração por parte de alguns Avancanenses. Na verdade, o ajuntamento dos Motards, em frente ao Café Cervejaria D. Duarte, deveu-se à realização do Vº Convívio dos Amigos Motards de Avanca, «AMA», Grupo de indivíduos «apaixonados» por motociclos, que iniciou este ano e por altura do mês de Março, os seus primeiros passos. Não se tratando de um Grupo formalmente constituído, é um Grupo de homens e mulheres, que empenhadamente mas com respeito, manifestam o desejo de conviverem com outros grupos Motards e levar longe o conhecimento e hábitos da nossa Terra, sempre com a preocupação presente, de melhorar a imagem dos Motards.
O evento, contou com a prestigiosa colaboração da Junta de Freguesia de Avanca, Escuteiros de Avanca Agrupamento 402, Comissão de Festas em Honra de Santo António 2000, comerciantes, industriais, GNR e anónimos da nossa freguesia e concelho de Estarreja.
Do convívio, constou, para além do ajuntamento de Motards, pelas 09H30, um passeio a velocidade de cruzeiro, por algumas das ruas e lugares da freguesia, que teve uma paragens em Água Levada, no café «Pesquina», para descontracção e um aperitivo.
Terminado o passeio, pelas 12H00 e com os Motards «estacionados» junto ao Café Cervejaria «D. Duarte», procedeu-se a inscrições e início uma gincana, que teve o inexcedível apoio dos Escuteiros de Avanca. Seriam 13H00, ando foram interrompidos os «trabalhos» para ser «prestada assistência» ao porco que estava a ser assado (muito bem assado) no espeto, na improvisada cozinha e espaço particular, gentilmente cedido, em frente ao Edifício Santa Marinha. Para «abafar» e completar o tempero do animal, não faltou a cerveja e também muitos sumos e água.
Depois de «aconhegados» os estômagos, foi «abandonado» o assador, mas por pouco tempo, não fosse o espetado desaparecer! para dar continuidade à gincana, levada a efeito junto à Capela de Santo António, a qual contou com a participação de 21 Motards inscritos, entre os quais se encontravam duas senhoras. No final da gincana, que foi bastante participada e animada, houve naturalmente distribuição de taças, medalhas e outras lembranças, aos concorrentes vencedores e aos representantes do Moto Clube «Os Vagabundos do Castelo» de Santa Maria da Feira, Moto Clube de Estarreja, Grupo «Samaritanos» de Estarreja e outros Amigos Motards presentes. O Convívio continuou sempre bem animado até final da noite e poder-se-á dizer, que constituiu um assinalável êxito.
Sendo sabido que, para se obter êxito um grupo é condição indispensável não regatear esforços, haver carolice e entendimento entre as pessoas, os AMA, tiveram bem presente estes «requisitos» e sendo una altura de balanço bem podem e devem considerarem-se felizes. Resta desejar que os AMIGOS MOTARDS de AVANCA, não se fiquem apenas por Convívio e tenham mais e boas iniciativas. Assim espera naturalmente o Grupo, muitos Amigos, que não sendo Motards, neles confiam.
Por tudo, Bem hajam os A M A e todos os que contribuíram para o 19 Convívio. Que S. RAFAEL, padroeiro dos Motociclistas, nos Ilumine e Proteja.
Avanca, 16 de Junho de 2000 - Saudações Motards - Amigo Motard J. B.
A Câmara Municipal de Estarreja adjudicou uma empreitada para abertura de uma estrada nas Arrotas. A Rua das Arrotas fica em Sardinha e em virtude das estradas naquela zona se parecerem mais com caminhos rurais do que com estradas, onde se possam cruzar pelo menos dois carros, presumimos que a na nova Estrada será mesmo nesta zona que tem verdadeira necessidade de uma estrada mais larga e com outro traçado. Em virtude da estrada que dá acesso à estrada 109 estar entre casas e não ser fácil o alargamento nesta zona presumimos que a estrada nova virá a ter outro acesso, de contrário fica sempre estrangulada a ligação à estrada 109.
A adjudicação da obra custou 43 mil contos e tem apenas 22 dias úteis para ser constituída. Até chamam a Avanca uma teia de Aranha. A zona da rua das Arrotas era das que mais necessidade tinham de intervenção, pois não havia uma estrada onde dois carros pudessem cruzar à vontade.
Mesmo que a peregrinação à Terra Santa ainda demore quase 2 meses é urgente saber-se quem vai participar. Na última da hora não é possível fazer-se inscrições. Tem aparecido gente de fora da paróquia a pedir para ir integrado na peregrinação. Como a maior parte dos casos são pessoas conhecidas tenho-as aceite. Aliás, este ano como as movimentações em relação aos lugares santos são maiores, não se pode deixar para a última da hora. É a última vez que falaremos no assunto. Os lugares vagos já são poucos. Como já foi dito a peregrinação será de 1 a 8 de Setembro.
O sentido da peregrinação e uma das ideias fortes da vivência do Ano Jubilar. Sendo a nossa condição sobre a terra de peregrinos neste mundo, qualquer ida a um Santuário Jubilar deve ser entendida como uma caminhada rumo à Casa do Pai. Nem que a nossa vida seja longa podemos dizer que é sempre curta em relação à vida eterna. 0 Ano Jubilar tem sempre como ponto forte o sentido de peregrinação. No Concelho da Pastoral pensou-se que este ano sendo Ano Jubilar se poderia organizar uma peregrinação paroquial a Fátima, também com o sentido de peregrinação. É o Santuário mais importante do país. As nossas catequeses escolheram Fátima para irem lá em peregrinação. Se as nossas catequistas vão, parece-me que se podia também organizar a peregrinação da paróquia no mesmo dia. Ir em Outubro pode coincidir com uma época de muitos afazeres e pode já ser frio.
Por isso optou-se por fazer a peregrinação paroquial no dia 2 de Julho do ano 2000.
Tem-se movimentado as hostes desportivas da terra a fim de encontraram novas direcções, quer para a Artística, quer para a Atlética. As coisas estão a ficar encaminhadas, ficando presidente da Artística o Eng. José A. Costa e presidente da Atlética o Dr. Aleixo Patinha.
Qualquer das instituições tem um número significativo de atletas e orçamentos de dezenas de milhares de contos e precisam de gestões cuidadas para darem resposta aos desafios que são cada vez maiores. o investimento feito no novo campo da Atlética de centenas de milhares de contos e o pavilhão Gimnodesportivo são duas estruturas desportivas que de certo modo expressam a grandeza das instituições. Mas a verdade é que para além de estruturas desportivas quer uma, quer outra tem centenas de atletas a praticar as várias modalidades. Esta é afinal a razão última de qualquer das instituições, contribuir para a educação da juventude.
Foi uma surpresa para toda a gente. Nem sequer a Câmara Municipal sabia da mudança do traçado da IC1. Afinal esta estrada com características de Auto-estrada já não passa entre Avanca e Pardilhó, a poente da linha férrea, mas vai passar perto da autoestrada. Dá a impressão que é uma escolha definitiva. Se é verdade o que dizem, ela passará abaixo da casa do Senhor Manuel Chapeiro da Boca do Monte e em Agueiros, logo a abaixo da casa do falecido Senhor Fernando Valente. Vai passar um pouco acima do Campo de Tiro de Peneda, esperando nós que não vá afectar esta iniciativa do novo campo de tiro. Era melhor que passasse entre Avanca e Pardilhó, mas a verdade é que quem é prejudicado verdadeiramente com este novo traçado é Pardilhó, Veiros e todo o concelho da Murtosa, pois com o afastamento desta estrada desta zona, torna-se mais difícil o acesso. Podemos dizer que para Avanca não dá grande prejuízo pois a distância da estrada 109, quer ao primeiro traçado da IC1, quer o actual traçado, ficam sensivelmente à mesma distância. A estrada 109 ficando mais ou menos ao meio da freguesia para Avanca passar a nascente ou a poente da estrada 109 é o mesmo. Tem já mais importância as entradas da IC1 que terá uma entrada perto da portagem da auto-estrada e terá outra para zona do Seixo.
O Senhor Bispo de Aveiro decidiu no princípio do ano ir a todas as paróquias da Diocese neste ano do Jubileu. Se fosse na diocese do Porto seria um pouco mais difícil em virtude do tamanho da diocese. E a vantagem de termos uma diocese pequena. A vinda do Senhor Bispo a Avanca foi um encontro com um representante dos Apóstolos. Viver o Jubilei é viver a ligação à Igreja que tem como expressão visível a ligação ao Senhor Bispo.
Apesar da vinda ser à semana e coincidir com uma época de muito trabalho na agricultura, a nossa Igreja esteve cheia como se fosse um dia de domingo. A capela mor esteve cheia e as pessoas que ocuparam a capela mor correspondem às pessoas que ficam de pé ao fundo da Igreja. A igreja de Avanca apesar de tudo, ainda consegue congregar muita gente de todos os grupos etários incluindo a juventude. Em cada fim de semana são cerca de 2500 pessoas que vem assiduamente à Igreja. Há pessoas que pensam que o futebol congrega mais gente, mas não é verdade, nem de perto. Há muitas freguesias onde nem sequer há um grupo de futebol, mas não há nenhuma freguesia sem missa. Se há uma ocasião em que vão ao futebol 60 mil pessoas, por vezes em Fátima juntam-se 600 mil. No dia em que veio cá o Papa poderá ter ido a Fátima algumas dezenas de pessoas, mas a verdade é que as missas tiveram as mesmas pessoas como habitualmente. Foi sempre uma coisa que me impressionava: quando há uma festa, a capela pode ficar cheia e cá fora ficar tudo cheio, No entanto, as outras missas continuam a ter o mesmo número de pessoas.
Como nota da visita Jubilar à nossa paróquia de Avanca, as pessoas gostaram de ouvir o Senhor Bispo apesar de a homilia ser longa e também a presença de muitos jovens, mesmo sendo tempo de exames e de muito trabalho.
Damos a conhecer noutra parte do jornal o que foi apresentado como negativo da nossa freguesia que precisa de ser melhorado e como tem sido vivido o Jubileu na paróquia de Avanca. Tem sido de facto um ano de graça do Senhor, apesar de muitos males de que a nossa comunidade enferma.
Desde meados do Séc. XIX a Arte e as discussões em volta da Cultura, passaram a partir das grandes cidades europeias, a ter como palco as mesas de café, e a Hotelaria adquiriu definitivamente, lugar de destaque no coração do Mundo da Cultura. Os tempos vão mudando e agora, tantos anos depois, com diferente ambiente e sentido de convívio, os bares são palcos privilegiados para a Arte e a Cultura, mas também para o encontro de gente de todas as condições, música de todos os lados, gostos de todos os tipos, reflexo de um Planeta que se tornou em Aldeia Global.
TRIANGULUS BAR |
HOME PAGE HOSTED BY ----> GEOCITIES
GET YOUR OWN A FREE HOME PAGE