Bannerlandia
26/03/02 20:43:02   Faça o Lobisomem de sua página inicialAdicione à sua página inicial  Adicione à seus favoritos
História
Regras
Características
Interpretação
Augúrios
Raças
Umbra
Download
RPG
Jogos Demos
Jogos Completos
Programas Inúteis
Programas Úteis
As 13 Tribos
Fúrias Negras
Roedores de Ossos
Filhos de Gaia
Fianna
Crias de Fenris
Andarilhos do Asfalto
Garras Vermelhas
Senhores das Sombras
Peregrinos Silenciosos
Presas de Prata
Portadores da Luz Interior
Uktena
Wendigo
Questões Espirituais
Seita
Espírito
Novos Rituais
Fetiches
Tribos Desaparecidas
Bunyip
Croatan
Tabelas
Tabela de Experiência
Tabela de Rituais
Outros
Desfiguramentos de Impuros
Glifos
3D&T
Vocabulário
GuestBook
Ver meu guestbook
Assinar meu guestbook

Entrar no fórum

 

Regras

As regras são como os mitos que moldam e descrevem uma cultura.Elas definem o que é importante e delineiam as possibilidades da existência.Embora essas regras possam parecer um pouco estranhas e exóticas, não são realmente tão complicadas assim.Depois que você as tiver entendido, verá como é fácil jogar.Apenas concentre-se em aprender estes conceitos básicos;todo o resto acontecerá naturalmente.
   TEMPO
A primeira coisa que você precisa aprender é como o tempo transcorre em Lobisomem.Existem 5 formas diferentes de descrever o tempo, progredindo da menor unidade até a mais abrangente.
  Turno-Uma unidade de tempo dentro de uma cena, variando de 3 segundos a 3 minutos de duração.Um turno é tempo suficiente para executar uma ação.
  Cena-Um período compacto de ação e personificação que ocorre num mesmo lugar.Uma cena é constituída de um número variável de turnos;também pode ser completada unicamente através da personificação, o que não requer o uso de turnos.
  Capítulo-Uma parte independente de uma história,quase sempre executada em uma sessão de jogo.É constituída de várias cenas conectadas de uma série de entreatos.
  História-Uma trama completa, com introdução,desenvolvimento e clímax, que normalmente requer vários capítulos para ser completada.
  Crônica-Uma série inteira conectada pelas vidas dos personagens e talves por um tema e uma trama concebidos mais amplamente.É simplesmente a história corrente contada por você e pelos jogadores.
   A regra de ouro
Lembre-se que no fundo há apenas uma regra real em Lobisomem:não há regras.Você deve adaptar este jogo de acordo com a sua necessidade se as regras o atrapalharem, então ignore-as ou mude-as.Afinal, a verdadeira complexidade e beleza do mundo real não pode ser captada por regras; é preciso narrativa e imaginação para fazer isso.Na verdade essas regras são mais orientações que propriamente regras, e você tem total liberdade para usar,abusar,ignorar e mudá-las de acordo com a sua vontade.
   Nível de competência
Um personagem é descrito por suas características as capacidades inatas e adquiridas e as aptidões que ele possui.As características são definidas por números que variam de 1 a 5 e expressam o grau de competência do personagem numa Característica específica, em escala ascendente.Assim, o nível 1 corresponde a "fraco",enquanto o nível 5 representa um grau de competência "extraordinário".Esta escala de 1 a 5 equivale ao famoso sistema de classificação por "estrelas",amplamente utilizado pelos críticos de cinema e de culinária.
Considera-se que para um humano normal, o grau de competência varie de 1 a 3, com o 2 representando o nível médio.É claro que pode haver casos de pessoas super dotadas,com níveis como 4 ou 5 e, há também aqueles que são verdadeiros zeros numa Característica.
  x Péssimo
  . Fraco
  .. Médio
  ... Bom
  .... Excepcional
  ..... Extraordinário
Usa-se um dado para cada nível que seu personagem possua numa determinada Característica.Portanto, se você tiver 4 níveis de Força, poderá jogar 4 dados.Se tiver 1 de percepção, poderá jogar somente 1 dado.Mas você quase nunca joga apenas com o número de dados equivalente ao nível que tem num Atributo.Normalmente, você precisa somar o número de dados que possui num Atributo àquele que possui numa habilidade.
   A regra do Um
Há ainda um último detalhe sobre os lances de dados-é a chamada "regra do um".Sempre que você obtiver um dado cujo resultado seja "um", ele cancelará um "sucesso" .Tanto o dado do "um" como o do "sucesso" devem ser removidos e postos de lado.Se você obtiver mais "uns" do que "sucessos", estará sujeito a algum tipo de desastre, porque terá sofrido uma Falha Crítica.Os "uns" que tiverem cancelado "sucessos" deverão ser desconsiderados, mas, se após o processo de "compensação" houver sobrado um único dado com resultado igual a 1, você estará enfrentando uma falha crítica.A gravidade da conseqüência da falha não é determinada pela quantidade de dados "um" que restaram, mas sim pelas circunstâncias  que a cercam-dependendo da situação, ela poderá ser catastrófica, ou não passar de um mero deslize.Se não restar nenhum "um" ou "sucesso", você terá simplesmente fracassado em seu intento.