Vida e Obra de Bernardo Guimarães
  poeta e romancista brasileiro [1825-1884 - biografia]

 
HOME | ISAURA ROMANCES | POESIAS | DOWNLOADS | PREFÁCIOS | CARTAS
  LIVRO 'ROMANCISTA DA ABOLIÇÃO' | CAUSOS | BG DE CADA UM | BG DIVERSOS
  DESCENDENTES | GENEALOGIA |
CURIOSIDADES | CONTEMPORÂNEOS DE BG
  ICONOGRAFIA | BLOG | EXPEDIENTE |
DEU NA MÍDIA | E-MAIL | LINKS

   

 

Sites
Blog do Site do BG - Informações sobre atualizações do site e o que a mídia diz de Bernardo Guimarães. Há também comentários sobre a literatura em geral.
Academia Brasileira de LetrasInstituição faz uma biografia de BG, que é o patrono da sua cadeira número 5, hoje ocupada por José Murilo de Carvalho.
Acervo Literário
- Biblioteca virtual onde há alguns livros de BG, como Rosaura, a Enjeitada, e Maurício. Veja também downloads de livros e contos.

Fundação Biblioteca Nacional
– No espaço “Rede Virtual da Memória Brasileira”, a FBN apresenta uma biografia de Bernardo Guimarães e coloca à disposição para download, em pdf, “O Ermitão de Muquém”, “A Escrava Isaura”, “O Garimpeiro”, “Produções Satíricas Bocageanas” e “A Orgia dos Duendes”.

Alphonsus de Guimaraens
- Poemas do poeta simbolista. AG foi sobrinho-neto de Bernardo Guimarães.
Arquivo do Suplemento Literário - Links para artigos sobre Bernardo Guimarães. Nesse site, há mais de 1.200 edições digitalizadas do suplemento da Faculdade de Letras da Universidade de Minas Gerais. A primeira edição é de setembro de 1966.

Arquivo Lucélia Santos
-  Informações e fotos da atriz que interpretou a escrava Isaura na telenovela da Rede Globo que fez estrondoso sucesso no Brasil e em vários países. O site é mantido por Aladim Miguel, fã e amigo da artista.
A Escrava Isaura, a novela da Record - Bastidores e informações sobre as gravações da novela da Rede Record.
A Escrava Isaura, bastidores - Algumas das repercussões da novela nos países nos quais passou.

Amigos e colegas de BG - Pessoas com as quais o poeta e escritor cruzou em sua vida. Página em construção.
João Joaquim, pai de BG - Pequeno histórico da vida do pai do autor. JJ foi funcionário público, político e poeta.
Joaquim Caetano da Silva Guimarães - Reprodução de página do site STJ (Supremo Tribunal de Justiça) do qual o irmão de BG foi ministro.
Biografia de Aureliano Lessa - Poeta que foi um dos grandes amigos de Bernardo Guimarães, que conviveram como acadêmico na Faculdade de Direito de São Francisco. O site é do Itaú Cultural.
Biografia de Álvares Azevedo - Poeta, contista e ensaísta,  Álvares de Azevedo (Manuel Antônio A. de A.) foi grande amigo de BG. Eles estudaram na Faculdade de Direito de São Francisco na mesma época. O acadêmico Aureliano Lessa era bastante ligados aos dois.
Casarão em Ouro Preto do BG - O jornalista Marcos Teixeira fotografou a fachada e o interior do casarão em Ouro Preto onde Bernardo Guimarães morou e escreveu alguns de seus livros. As fotos mostram o abandono ao qual o imóvel estava entregue. Em 2006, ele foi reformado e agora abriga uma escola de ofícios.
Casarão em Queluz do BG - Neste imóvel, Bernardo Guimarães escreveu "A Escrava Isaura".
Ouro Preto de Ontem - As primeiras fotos de Ouro Preto. Estima-se que elas foram tiradas entre os anos de 1870 e 1875, sendo portanto da época de Bernardo Guimarães.
Casa de Alphonsus de Guimaraens
-  O jornalista Marcos Teixeira fotografou em Mariana (MG) a casa onde morou o poeta simbolista AG, sobrinho-neto de BG. A casa hoje é um museu. 
Brava Gente Brasileira
- Site de tradicionais famílias brasileiras, entre as quais a de Bernardo Guimarães.
Itaú Cultural - Página do BG deste site de cultura. 
Primeiros e-mails ao site - Neste link, estão os primeiros e-mails enviados ao site BG que não  constam do atual sistema de envio de mensagens, que é de postagem automática. Parte dos e-mails contém resposta dos editores do
site. 
Opera Jupira - Em 1900, o compositor Francisco Braga tentou negociar no Teatro Real de Munique a apresentação da ópera Jupira, com base na novela de Bernardo Guimarães. Mas o projeto só veio a ser realizado no mesmo ano no Teatro Lírico do Rio de Janeiro.
Tempo histórico de BG - Relato dos acontecimentos históricos durante a vida do escritor, de 1825 a 1884.
Ouro Preto - Conheça a cidade mineira onde nasceu e morreu Bernardo Guimarães.
Machado de Assis - Crônica de Machado de Assis na qual conta, entre outras coisas, seus encontros em 1860 com Bernardo Guimarães no Senado, onde ambos eram jornalistas.
Teatro Bernardo Guimarães - Teatro que foi construído em Muzambinho (Minas) que em 1905 passou a ter a nome do escritor. As informações são do site da cidade.
Vídeos - Menu de imagens em vídeos relacionadas a Bernardo Guimarães. 

Estudos
A Escrava Isaura - Um estudo de Frederico Barbosa e Sylmara Beletti sobre a mais conhecida obra do escritor. 
Bernardo Guimarães, o romancista da Abolição -  Livro inédito de José Armelim (neto de BG) sobre a biografia do escritor.
Risos entre pares - Resenha do livro que o ensaísta Wagner Camilo escreveu sobre a comicidade de Bernardo Guimarães e Álvares de Azevedo.
Raça, História e Atualidade na ficção de "A Escrava Isaura" - Ensaio do professor Cláudio Cardoso de Paiva, da Universidade Federal de Paraíba.
Riso romântico - Notas de Paulo Franchetti sobre o cômico na poesia de Bernardo Guimarães e seus contemporâneos.
"O Bandido do Rio das Mortes" - O professor Leopoldo Comitti, da Universidade Federal de Ouro Preto, questiona a informação de que esse romance foi finalizado pela mulher de BG, dona Thereza.
Bernardo Guimarães e o paraíso obsceno – A floresta enfeitiçada e os corpos da luxúria no romantismo – Tese de doutorado de Irineu E. Jones Corrêa apresentada à Faculdade de Letras, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Corrêa desenvolve o estudo segundo o qual os poemas “A Orgia dos Duendes”,  "O Elixir do Pajé" e “A Origem do Mênstruo” são estranhos ao romantismo literário nacional, por contemplarem a obscenidade e o satanismo. Em pdf.

Correlação
Fotos do site
- Conjunto de todas as fotos e imagens utilizadas neste site. No Flickr.
BG no Orkut - Comunidade para troca de informações. . 
Casarão no Orkut - Comunidade para discutir a preservação do casarão em Ouro Preto do BG.

Wikipédia - Verbete sobre Bernardo Guimarães na enciclopédia livre on line. Qualquer internauta pode enriquecer o verbete ou modificá-lo.
Paulopes - Blog do jornalista Paulo Roberto Lopes sobre política, cultura, mídia etc. Lopes é também o editor deste site.  

Afins

Por onde começar - O escritor Moacyr Scliar recomenda os romances clássicos aos novos leitores.
A literatura contra o efêmero
- O ensaísta e romancista  italiano Umberto Eco escreve sobre a importância dos clássicos nesta época de hipertexto.
A literatura - Texto do escritor peruano Mario Vargas Llosa sobre a importância da literatura para a cultura e a humanidade.
A literatura na poltrona - O escritor e ensaista José Castelo defende a volta à experiência íntima e direta da literatura, sem a intermediação dos críticos.

Instinto de Nacionalidade - Ensaio escrito em 1873 por Machado de Assis sobre as expectativas dele para o futuro da literatura brasileira.
Como e porque sou romancista - Famoso texto do escritor José de Alencar. Na extensão doc.
Por que escrevo? - O escritor e o teólogo Frei Betto escreve sobre sua vocação para a literatura.
O desafio da aventura literária
- O crítico José Castelo diz por que se tornar escritor não é para qualquer um.
Jornalistas Escritores - Trecho do livro de Cristiane Costa sobre os escritores que exerceram o jornalismo no Brasil de  1904-2004. Edição da Companhia das Letras.
A vasile do meu parte - Parte do discurso que o escritor turco fez em 12 de outubro de 2006, quando recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.
Citações - Mais de 400 frases de escritores sobre a literatura.



Palavras-chave "Bernardo Guimarães" em site de busca

Google
| MSN Busca | Clusty | A9 | Yahoo Brasil | Alta Vista | Radaruol | TerraGoogle Livros   |


     

1