Vida e Obra de Bernardo Guimarães
  poeta e romancista brasileiro [1825-1884 - biografia]

 
HOME | ISAURA ROMANCES | POESIAS | DOWNLOADS | PREFÁCIOS | CARTAS
  LIVRO 'ROMANCISTA DA ABOLIÇÃO' | CAUSOS | BG DE CADA UM | BG DIVERSOS
  DESCENDENTES | GENEALOGIA |
CURIOSIDADES | CONTEMPORÂNEOS DE BG
  ICONOGRAFIA | BLOG | EXPEDIENTE |
DEU NA MÍDIA | E-MAIL | LINKS

   

 

Deu na mídia

Vilão da Isaura - Rubens de Falco, o vilão da A Escrava Isaura, versão TV Globo, morreu no dia 22 de fevereiro de 2008, aos 76 anos. Folha de S.Paulo de 2008.
Herval Rossano
- O diretor da telenovela "A Escrava Isaura", tanto na versão da TV Globo como da TV Record, morreu hoje. Agência Estado, 9 de maio de 2007.
Reminiscência
- Blogueiro lembra que o Elixir do Pajé, de BG, fez parte de sua "educação sexual". Março de 2007 
Poesia na veia
- Dois jovens bisnetos do simbolista Alphonsus de Guimaraens (sobrinho-neto de BG) lançam livros de poetas. Estado de S.Paulo, 21 de dezembro de 2006.

Casa de Bernardo Guimarães - Governador Aécio Neves inaugurou em 19 de dezembro de 2006 a Casa Bernardo Guimarães, em Ouro Preto. Do site da Secretaria de Cultura de Minas.
Reabertura
- Ouro Preto reabre em novembro de 2006 o casarão que pertenceu a BG. Diário do Turismo, 13 de outubro de 2006

Livro essencial - A revista Bravo! incluiu "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães, entre os 100 livros essenciais da literatura brasileira de todos os gêneros. Bravo, Edição Especial de 2006
Casarão é restaurado
- O solar onde Bernardo Guimarães nasceu e morreu, em Ouro Preto, deverá estar recuperado em setembro de 2006. Estado de Minas, 1 de maio de 2006
Atriz revive sina de "a eterna escrava""
- Bianca Rinaldi, que interpretou a personagem na TV Record, visitará vários países. Folha de S.Paulo, 11 de setembro de 2005
Record censurou "Isaura" - Ex-diretor da telenovela afirma que emissora cortou cenas religiosas. Folha de S.Paulo, 3 de maio de 2005
Leôncio será assassinado
-  Na "Isaura" da Record, o vilão será assassinado, diferentemente do que escreveu Bernardo Guimarães. Estado de S.Paulo, 23 de fevereiro de 2005.
Cai fachada do casarão de BG
-  No dia 8 de novembro de 2004, desabou parte da fachada do casarão de BG, em Ouro Preto. As autoridades dizem que nada podem fazer. A Semana, 8 de novembro de 2004.

A volta da Isaura, a sofredora
-
Sobre a novela da Record, o jornal procura saber se a atual geração precisa do romantismo de Bernardo Guimarães. Estado de S.Paulo, 18 de outubro de 2004.
Record aposta na Isaura -  No dia 18 de outubro de 2004 a Rede Record coloca no ar a novela "A Escrava Isaura", na expectativa de obter o mesmo sucesso da Globo. Istoé de outubro de 2004.
Isaura e 'Isóla' - O ensaísta Roberto Pompeu de Toledo diz o que representa "A Escrava Isaura" para brasileiros e para chineses. Veja, 2 de junho de 2004.
Mel, a nova Isaura?
- A atriz Mel Lisboa é a preferida para ser a escrava Isaura em novela da Record. tititi, 28 de maio de 2004 
De volta à China
- Quase 20 anos depois de ter feito sucesso na China com "A Escrava Isaura", a atriz Lucélia Santos fará uma minissérie naquele país. Folha, 25 de maio de 2004  
Isaura volta à TV
- A TV Record fará um remake da  "A Escrava Isaura", romance de Bernardo Guimarães. Portal Estadão de 18 de maio de 2004.
O homem que viu mais longe
- Crônica de Conceição Freitas sobre a visão e alguns episódios da vida de BG. Correio Braziliense, 6 de setembro de 2003

Cidade adivinhada - Crônica de Conceição Freitas sobre "O Ermo", poesia de BG que previu a construção de Brasília. Correio Braziliense, 27 de agosto de 2003.
Versão infanto-juvenil. Pedagoga Guila Azevedo lança uma versão infanto-juvenil da "A Escrava Isaura". Folha On Line de 23 de agosto de 2003. 
Humor e ironias de Bernado Guimarães
  - Artigo de Irineu Eduardo Corrêa sobre a inserção de BG no romantismo brasileiro. Internet.
Novela "Escrava Isaura", 25 anos depois
-  Entrevista concedida por Lucélia Santos e outros atores que participaram da nova. Valor, 11 de maio de 2001.
Colheita na árvores dos Guimaraens - Chega às livrarias a "Poesia Completa" de Alphonsus, marco do simbolismo. Folha de S.Paulo de 3 de março de 2001.
Memória família Guimaraens: Citava-se o bardo por dá lá aquela palha
. De Nina de Guimarães Horta. Folha de S.Paulo de 3 de março de 2001
Morre ex-escrava - A ex-escrava Maria do Carmo Jerônimo, que morava com a família de BG, morre aos 129 anos. O Estado de S.Paulo de 15 de junho de 2000
As viagens de Isaura pelo mundo - Trecho de capítulo do livro "Bernardo Guimarães, o romancista da Abolição", de José Armelim. O autor transcreve artigos publicados pela imprensa. Livro inédito terminado em 1999.  
Opera Jupyra - Regente Roberto Minczuk apresenta, em concerto, a opera "Jupyra", de Francisco Braga (1868-1945). A obra baseia-se em novela de BG. Folha de S.Paulo de 27 de agosto de 1998.
Sucesso da novela - Livro do professor Carlos Emílio Faraco analisa o sucesso que a novela "A Escrava Isaura" tem em vários países. Folha de S.Paulo de 6 de agosto de 1998. 
Ex-escrava faz 127 anos - A empregada Maria do Carmo Jerônimo completa 127 anos. Ex-escrava, ela mora há 55 anos 55 anos com a família Bernardo Guimarães. Folha de S.Paulo de 5 de março de 1998.
O artesão do soneto
. Entrevista com o poeta Alphonsus de Guimaraens Filho sobre a origem dos Guimarães. Tribuna da Imprensa de 3 de março de 1998.

Vídeos

 

Deu no Bol
Provavelmente o mais completo site sobre o poeta e romancista Bernardo Guimarães. O criador destas páginas informa que a família de sua mulher descende do escritor, o que certamente favoreceu a pesquisa para este ótimo trabalho. Traz mais de cem poemas, resumos dos principais romances, cartas, histórias e curiosidades da vida e da obra do escritor. 


Lucélia Santos, a "Isaura" da TV Globo



Bianca Rinaldi, a "Isaura" da Rede Record

 

 

 

 
1