Home Acima Cardiologia Conteúdo Ranking

Anamnese
Acima Precipitantes Terminologia Anamnese Exame Físico Laboratório

 

 

O diagnóstico clínico

Anamnese: A busca dos sintomas

 

Queixa Principal e História da Moléstia Atual

 

Quando descompensa, a manifestação típica da insuficiência cardíaca é a dispnéia aos esforços, a “falta de fôlego” que angustia o paciente.

 

Nem toda dispnéia de esforço é de origem cardíaca (pode ser pela obesidade, doença pulmonar ou sedentarismo); é de origem cardíaca quando associada a palidez, sudorese profunda, extremidades frias e crépitos em bases pulmonares.

 

Todas essas manifestações são de insuficiência cardíaca esquerda. Quando acomete o VD, surgem estase de jugulares, refluxo hepatojugular, hepatomegalia, edema de MMII.

 

A dispnéia pode ser progressiva desde esforços extra-habituais, habituais, menores que habituais e em repouso (respectivamente, CF I, II, III e IV).

 

Dor precordial sugere etiologia isquemica.                 

 

 

 

Antecedentes médicos      

 

A causa mais comum da ICC em nosso meio é a doença de Chagas, seguida por cardiopatia reumática e doença coronariana; nos EUA, que já resolveram os problemas de infecção (trypanosoma, estreptococo Beta-hemolítico), a causa mais comum é a coronariana.

 

Outros fatores de risco coronariano, como hipertensão e diabete mellitus devem ser controlados adequadamente.

 

Tabagismo e alcoolismo devem ser abolidos. 

 

Deve ser feita uma cuidadosa história quanto ao uso de drogas. Verapamil, beta-bloqueadores, antiarrótmicos (classe I), corticoides (anti-inflamatórios hormonais) e anti-reflamatórios não hormonais costumam causar descompensação da insuficiência cardíaca.

 

A gravidade da insuficiência cardíaca não é a mesma para todos os pacientes de uma mesma classe funcional (critérios da NYHA). Dois pacientes com dispnéia aos esforços habituais estão na CF II, mas um não usa qualquer medicação e o outro usa 80 mg de funosemida e 20 mg de enalapnil; obviamente, este é um paciente muito mais grave e de pior prognóstico que aquele outro.

 

É provável que o primeiro paciente vá para a CF I com o início do tratamento.          

 

 

Antecedentes Familiares     

 

     As doenças que acometem famílias inteiras são: coronariopatia, hipertensão, diabetes mellitus e cardiomiopatias.                     

 

 

 

Interrogatório Sistemático          

 

     Investigue sintomas sugestivos de doença tireoidional e renal, causasda descrupensação. Claudicação intermitente é hoje considerado o melhor marcador clínico de doença vascular renal (3). Infecções quase invariavelmente causam descompensação.      

 

                               

Copyright © 2001 Fisiopatologia Aplicada