Símbolo da Associação Símbolo da Associação
  Chi-Na
  Fotos
  Cursos

Perguntas e Respostas


  1. O que é Arte Marcial e quais são seus benefícios?
    R: Arte Marcial é um sistema de técnicas de auto-defesa e ataque, buscando através do desenvolvimento do corpo humano aprimorar a habilidade de concentração e memorização, fortalecimento e dando resistência (endurece) cardiovascular e respiratório através de exercícios físicos e mentais à todos os praticantes.

  2. O que é Kung Fu?
    R: É o nome dado a todas as artes marciais chinesas, e a palavra "Kung Fu", significa esforço e capacidade (habilidade) de fazer algo bem feito.

  3. O que é Wushu (Kung Fu)?
    R: É uma palavra em Mandarim, que significa Arte de Guerra ou Arte Marcial de Guerra. Existe dois tipos de Wushu: Wushu Tradicional e Wushu Moderno, esse com dez katis Olímpicos. O combate de Wushu denomina-se: Sanshou, tendo seus regulamentos de combate específicos.

  4. O que é Kuoshu (Kung Fu)?
    R: É uma palavra em Cantonês que significa, Arte Nacional. A modalidade de luta de Kuoshu chama-se Lai Tai, com seus regulamentos de combate específicos.

    OBS.: As regras de combate de Lai Tai são diferentes das de Sanshou.

  5. O que é Ying Jow (Ien Jiao) ou Eagle Claw?
    R: É o nome dado ao estilo tanto nos dialetos da língua Chinesa ou da língua Inglesa, que traduzido para a língua Portuguesa significa Garra de Águia.

  6. Como podemos saber se um Estilo é Tradicional?
    R: Devemos sempre buscar sua Genealogia; série de atepassados (árvore genealógica).

  7. Tai Chi Chuan é uma Arte Marcial?
    R: Sim. É um estilo interno de Kung Fu, e apesar de sua aparência tranqüila de movimentos simples e lentos e de muita concentração como a Ioga, não deixa de ser uma Arte Marcial, pois é utilizado movimentos de ataque e defesa, também exigindo a prática do Toi-Sal, uma aplicação de defesa e ataque que usa a energia do ataque do oponente contra ele mesmo; esta mesma energia por outro lado é também usada para dar mais saúde e melhorar á condição de vida do ser humano.

  8. Podem existir mudanças dentro de um Estilo Tradicional?
    R: Não. Pois sabemos, tudo que tem tradição não muda, assim como não se pode apagar ou mudar um sobrenome dado a vpcê por seus pais e avós.

  9. Pode-se colocar ou retirar técnicas de um Estilo Tradicional?
    R: Porque o que é ensinado de geração para geração dentro de um estilo, tem que ser respeitado; seria o mesmo que você estivesse renegando a origem do estilo que você pratica, e faltando com respeito ao seu Mestre.

  10. O que além de técnicas, deve ser passado aos praticantes para que possam entender melhor as Artes Marciais?
    R: Disciplina, ética e moral. É uma educação que o ser humano deve ter como filosofia de vida.
    Filosofia: É a procura da compreensão de si próprio e de todas as coisas. Compreender e absorve os ensinamentos dados por seu mestre, mostrando um comportamento que venha condizer com a filosofia da Arte Marcial do qual é praticante.
    Ética: Nos ensina a diferenciar a prática do bem e do mal, nos mostra também que deve existir o respeito de onde começa e termina o direito dos outros.
    Disciplina: É o consenso de obediência as normas organizacional em qualquer instituição ou grupo social, podendo ser imposta ou consentida, a hierarquia deve existir não como instrumento de doação, mas deve se constituir para que o progresso e a tranqüilidade existam, onde o líder tem que dar o exemplo, respeitando e fazendo respeitar a tradição de um estilo.
    Moral: É comportar-se e conduzir-se com honradez. É a consciência cívica, social e humana dos costumes e a tradição de uma cultura.

  11. Existe muitos Estilos de Kung Fu?
    R: Existe centenas de Estilos Tradicionais, sendo que, eles se diferenciam por suas técnicas. Alguns estilos fazem mais uso da força, já outros, as técnicas são mais flexíveis.

  12. O que difere o Kung Fu das demais Artes Marciais?
    R: O Kung Fu faz uso de técnicas de arremessos, imobilizações, o uso de armas e técnicas de aplicações, além de transformar certos defeitos humanos em vantagens para uma vitória. Por esse motivo pode-se dizer que é a Arte Marcial mais abrangente, já que faz uso de várias técnicas de defesa e ataque de combate.

  13. Como se dá o sistema de graduação dentro do Kung Fu?
    R: Cada estilo contém seu sistema de graduação originário da sua tradição. Ao término do aprendizado de técnicas de cada faixa, nível ou grau, o atleta passa por uma avaliação para averiguação de seu aprendizado.

  14. Existe algum significado atribuído a graduação de faixa preta?
    R: Geralmente quando um aluno chega ao grau de faixa preta, endendesse que ele alcançou um nível elevado de técnicas, mas isso não significa que ele seja reconhecido como um aluno de confiança ou discípulo.

  15. Quanto tempo leva para que um atleta alcance a faixa preta?
    R: Isso dependerá muito da dedicação que o atleta dará ao treinamento, desde o princípio de sua inicialização no Kung Fu. Não existe prazo estipulado, mais sim um bom domínio no aprendizado das técnicas.

  16. O que significa Chi (Qi)?
    R: Chi ou Qi, significa energia. "Energia da vida", é encontrada em todas as Artes Marciais Tradicionais Chinesa. Existe dois tipos de Chi: o cósmico, que compreende o ar, movimento, gás, clima, força, enquanto que, o Chi humano diz respeito à técnicas de exercício de respiração denominado Chi-Kun (Qi-Gong). O Chi-Kun é treinado também no Tai Chi Chuan.

  17. Existe uma idade certa para começar ou parar de treinar Kung Fu?
    R: Não. O Kung Fu, assim como todos os esportes, pode ajudar tanto no desenvolvimento físico e humano de seu praticante de estilos externo e interno. Para as pessoas da terceira idade, atua como um treinamento dosado e personalizado.

  18. É aconselhável crianças praticarem Kung Fu?
    R: A prática do Kung Fu para crianças com orientação de um bom professor, será ótimo, pois toda sua estrutura está em desenvolvimento inclusive a psicológica e emocional, e como todo esporte, tendo uma boa orientação e acompanhamento profissional, trará saúde e bem estar à criança.

  19. Como qualificar uma boa academia para treinar?
    R: Antes de tudo, deve-se procurar por estilos que tenham sua árvore genealógica. Desta maneira, você saberá que está praticando um Estilo Oficial. Certamente, aqula que a têm e a respeita, será um bom local de treinamento tanto para você e sua família.
    Buscar academias que estejam filiadas as suas respectivas federações. Todo estado deve ter sua Federação, e o certo, é que, as associações academicas ou estilos estejam filiadas a ela.


  20. O que é Chi-Na?
    R: São técnicas de mão, agarrando e aplicando chaves, com o objetivo técnico de separar, esmagar e quebrar através de pontos de pressão e pontos vitais do corpo humano, danificando músculo, nervos, tendões e articulações, mas para que isso aconteça, é necessário muito exercício de fortalecimento dos dedos e das mãos, não esquecendo de treinar as técnicas de respiração de Chi-Kun (Qi-Gong), estas técnicas são os fundamentos do estilo Garra de Águia.
Aos praticantes de Kung Fu, devem-se ser ensinado por seu Sifú ou Sikun, e mesmo que alcance um grau elevado de treinamento técnico e de graduação, que nunca venha a se esquecer quem lhe ensinou à honrar e respeitar a genealogia do estilo ao qual pertencem, não esquecer suas raízes, que é o princípio e a base de tudo.


Aqui você saberá a distingui um estilo tradicional (PURO).
Aprenderão a verdadeiro linhagem do Grão Mestre Lau Fat Mong e da Grã Mestra Lily Lau.