O,P

 

Alto Desempenho
Acima
A,B
C,D
E,F,G,H
I,J,K,L
M,N
O,P
Q,R
S,T
U,V,W,X,Y,Z
Objetividade
Qualidade de dados, informações e conhecimentos que independem dos observadores.
Objetivo
Resultado a ser obtido por uma organização, caracterizado por eventos que devem ocorrer e índices numéricos a serem atingidos.
Objeto
Coisa à qual uma ação é dirigida. Corresponde a um sujeito, de quem parte a ação.
Oportunismo
Busca de vantagem imediata, desprezando objetivos a longo prazo, ideais e valores.
Ordem
Estrutura que propicia a compreensão e funcionalidade de um sistema.
Organização
Instituição pública ou privada, empresa ou associação, ou parte das mesmas, que possui uma estrutura funcional e administrativa.
Paradigma
Modelo, padrão. O filósofo Thomas Kuhn concluiu que a ciência não se desenvolve de forma contínua e sim por etapas. Cada etapa é caracterizada por um paradigma, isto é, por um modelo de sucesso. Dentro de cada etapa, isto é, na vigência de um paradigma, o conhecimento se desenvolve por acumulação, isto é, de forma contínua. As mudanças de paradigma constituem as revoluções científicas.
Pareto
Vilfredo Pareto (1848-1923), economista e sociólogo italiano, aplicou a matemática à ciência econômica e descobriu que em certas economias a maioria das riquezas pertencia a um segmento muito pequeno da população. Na administração, a chamada análise de Pareto consiste em classificar custos por categorias e identificar as mais importantes, cuja redução proporciona ganhos significativos.
Partes interessadas ("stakeholders")
As partes interessadas de uma organização são grupos que contribuem para seu funcionamento e são afetados pelos resultados das atividades da organização. As principais partes interessadas de uma empresa em geral são clientes, empregados, investidores, fornecedores e comunidade.
PDCA
Ciclo de gerenciamento com quatro etapas: planejar (Plan), executar (Do), Verificar (Check), Atuar (Act). Concebido por Shewhart e Deming, popularizou-se com a gestão da qualidade total. [mais]
Planejamento
Processo de determinação dos objetivos, metas e diretrizes de uma organização.
Política organizacional
A política organizacional compreende as ações empreendidas numa organização, visando adquirir, desenvolver e aplicar poder e outros recursos, de modo a influir sobre escolhas ou favorecer interesses de pessoas ou grupos, em situações de conflito e incerteza.
Política da qualidade
Intenções e diretrizes de uma organização em relação à qualidade, expressos formalmente pelo nível mais alto de administração.
Pragmatismo
Doutrina filosófica segundo a qual o critério da verdade é a utilidade, tendo em vista a ação humana. O pragmatismo é às vezes confundido com o oportunismo.
Premissa
Proposição cuja validade é assumida como certa dentro de um sistema conceitual.
Problema
Estado de coisas percebido como insatisfatório. Causa de tensão ou conflito que oferece oportunidade para melhoria.
Procedimento
Maneira especificada de executar uma atividade.
Processo
Conjunto de tarefas que, juntas, criam um resultado de valor para um cliente. (Hammer)
Produtividade
Relação entre os resultados de um processo organizacional e os recursos consumidos para produzi-los. [mais]
Produto
Resultado de atividades ou processos de negócios. Pode incluir bens, serviços, materiais processados e informações.