Capricórnio

        A constelação de Capricórnio governa o período que vai de 22 de dezembro a 20 de janeiro. É o décimo signo do Zodíaco e simboliza a realização. Tem como principal característica a conservação.

        É um signo de terra; nos quatro planos da vida ele corresponde ao plano físico; na magia, pertence aos espíritos da terra, aos gnomos.

        É um signo feminino, mas, da mesma forma que Escorpião, desobedece à influência passiva e negativa dos signos pares ou femininos; proporciona aos seus nativos vigorosa mentalidade, vontade férrea e persistência inquebrantável.

        É um signo móvel, indicando inquietude, amor à liberdade e espírito indomável e independente; proporciona mentalidade científica, fria e curiosa. É um signo animal, não imprimindo grande beleza física em seus nativos. Empresta-lhes, porém, poderosa vitalidade e grande resistência às moléstias.

        É um signo violento, determinando, nos que nascem sob sua influência, violência e extremismo tanto no amor como no ódio, nos pensamentos e atitudes, nas simpatias ou aversões. É um signo de deformidade, estando seus nativos sujeitos a acidentes ou ferimentos, que poderão deixar marcas indeléveis; poderão ser atingidos na velhice por moléstias tais como a paralisia e o reumatismo deformante.

        Sendo um signo animal, dificilmente proporciona um tipo físico favorável, embora haja muitas exceções. Os capricornianos terão cor morena, boca fina e olhos escuros, pequenos e inquietos. O corpo será magro e de estatura variável. Alguns tipos induzidos por esta constelação serão de notável feiúra, possuindo pele escura ou amarelada e feições tipicamente caprinas.

        Sendo um signo de terra, determina uma frio-seca e um temperamento metódico, científico, prudente, sagaz. Capricórnio fecha o triângulo dos signos da terra. Encerra em si as qualidades e vícios das outras duas constelações de igual natureza, Touro e Virgem. Um capricorniano, portanto, quando for mau, será três vezes mau, isto é, somará à sua maldade o rancor dos taurinos e a fira perversidade dos virginianos; quando for bom receberá, além das superiores qualidades proporcionadas por este signo, toda a serena compassividade de Touro e a sublimada espiritualidade conferida por Virgem.

Tendências internas

        Os nascidos no primeiro decanato de Capricórnio, isto é, no período que vai de 22 a 30 de dezembro, serão mais apaixonados e sensíveis que os demais capricornianos, e entre eles encontram-se criaturas de soberba inteligência e grande elevação espiritual. Os que nascem sob esta influência podem se elevar acima dos indivíduos comuns, seja pela potência de seu intelecto, seja por seu desprendimento, honestidade e pureza. O tipo físico é um pouco mais claro, mais cheio de carnes e possui estranha e magnética aura. Os tipos inferiores deste decanato são de desenfreada sensualidade, e seu impulso destruidor os leva a macular, esmagar e poluir a moral de seus semelhantes.

        Os que nascem no segundo decanato, que influencia desde o dia 31 de dezembro até 9 de janeiro, são persistentes, tenazes, inteligentes, autoritários e incansáveis, podendo produzir grandes obras ou causar grandes prejuízos à humanidade. Dinâmicos e energéticos, suas realizações são rápidas e objetivas. O tipo físico é magro, musculoso e forte; as feições são duras e severas e as mãos são tipicamente proletárias, curtas e grossas. Os tipos inferiores desta influência são de uma crueldade sem limites.

        Os nascidos no terceiro decanato de Capricórnio, isto é, no período que vai de 10 a 20 de janeiro, são os tipos mais sensíveis e humanos proporcionados por este signo. De físico mais favorecido e atraente, possuirão grande simpatia pessoal. Calmos, reservados, inteligentes e generosos, possuirão mais sensibilidade do que os tipos dos outros decanatos deste signo. Tendo uma noção menos científica e matemática da vida, amarão com maior intensidade... e sofrerão em igual proporção. Terão um sentido de orientação muito místico que servirá de guia aos seus pensamentos e atitudes. Os tipos inferiores deste decanato são rancorosos, vingativos, invejosos, desonestos e seunsuais.

O destino

        O signo de Capricórnio rege a pele, os joelhos, as articulações e os cabelos. Estão os capricornianos sujeitos a paralisias, reumatismo deformante ou articular, deslocações e fraturas, eczemas, erisipelas e varizes. Poderão, também, por influência de Câncer, seu signo oposto, sofrer de moléstias do estômago, esôfago e pâncreas.

        Os nascidos neste período regido por Capricórnio melhor se harmonizarão com os nascidos em Virgem (23 de agosto a 22 de setembro) e Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro).

        As pedras preciosas de Capricórnio são o ônix branco e a pedra-lua.

 

[Astrologia][Os planetas e os signos][O Horóscopo][Como se desenha um horóscopo]

[Áries][Touro][Gêmeos][Câncer][Leão][Virgem][Libra][Escorpião][Sagitário][Capricórnio][Aquário][Peixes]