Touro

        A constelação de Touro governa o período que vai de 21 de abril a 20 de maio. É o segundo signo do Zodíaco e simboliza a produtividade. Tem como principal característica a obstinação.

        É um signo de terra; nos quatro planos da vida ele corresponde ao plano físico; na magia, pertence aos espíritos da terra, aos gnomos.

        É um signo feminino, ou seja, de ordem par e de características passivas e estáticas. Induz à perseverança, à fidelidade, à submissão ao destino e ao fator cármico.

        É um signo de deformidade, e os que nascerem sob sua influência poderão sofrer alterações em algum dos membros, caso tenham maus aspectos planetários.

        É um signo fecundo. Os nascidos sob a sua influência poderão descender de família numerosa e procriar muitos filhos. O fator atávico será muito pronunciado aos taurinos. Viverão presos à prole e à família, lançarão raízes profundas no lugar onde viverem e detestarão mudanças e deslocamentos.

        É um símbolo animal, tendo como símbolo a figura de um touro. Apesar da característica animal deste signo, sua irradiação determina tipos mais belos que os de Áries e Capricórnio.

        Sendo um signo de terra, dá um temperamento frio-seco e inclina à hipocondria e à melancolia. O tipo físico determinado por Touro pode dar semelhança com animais ou pode, ainda, imprimir características rudes e grosseiras ao corpo. Quando, porém, recebem a influência favorável de Vênus, regente deste signo, os taurinos podem ser agradavelmente constituídos ou podem, ainda, ser dotados de grande beleza.

        Este signo proporciona estatura baixa ou média. O corpo é geralmente forte e maciço, havendo tendência para engordar após os trinta anos de idade. O principal encanto dos taurinos residirá nos olhos, que serão grandes e luminosos, de expressão tranquila e atraente e de bela tonalidade, que poderá variar do castanho-dourado até o negro. A maioria dos nascidos sob esta influência terá cabelos abundantes e ondulados, geralmente de cor castanha ou preta; à medida que forem atingindo a idade madura, os homens estarão sujeitos à calvície nas têmporas.

Tendências internas

        Os nascidos no primeiro decanato de Touro, isto é, no período que vai de 21 a 29 de abril, são dotados de agudo senso de observação, inclinados para os trabalhos de escritório, contabilidade, cálculos, etc. São desconfiados, inteligentes, e entre eles encontramos os mais audaciosos tipos que esta natalidade confere. Os que nascem neste período são mais liberais, menos agarrados à família e à terra, mais ativos e magnéticos do que os nascidos nos decanatos seguintes. O típico físico é atraente, embora a vitalidade seja um pouco mais fraca.

        Os que nascem no segundo decanato, que influencia desde o dia 30 de abril até 9 de maio, são os mais vacilantes tipos determinados por este signo. Têm maior tendência para a gordura, pele mais clara e rosada, e os homens estão sujeitos a calvície parcial na idade madura. Esta influência determina os taurinos mais conservadores, apegados às regras e tradições e inclinados à superstição e credulidade. É nos tipos elevados deste decanato que encontramos grande sensibilidade artística e intuitiva e capacidade mediúnicas muito desenvolvidas. Esta influência inclina à vida sedentária, e os nascidos neste período devem fazer longos passeios ao ar livre a fim de conservar a saúde.

        Os nascidos no terceiro decanato de Touro, isto é, no período que vai de 10 a 20 de maio, são os mais obstinados, perseverantes e teimosos tipos determinados por este signo. Os taurinos aqui nascidos possuem maior senso prático que os dos decanatos anteriores, são utilitaristas, conservadores e rotineiros. Esta influência determina os extremistas tanto no ódio como no amor. Os tipos inferiores transformam sua natural timidez num sentimento de hostilidade, frustração e inferioridade, que os transforma em indivíduos desagradáveis, rancorosos e vingativos. Os tipos superiores deste decanato possuem excepcionais aptidões matemáticas, tendência para a solidão e o recolhimento, capacidade inesgotável de ação e concentração. O tipo físico é mais moreno, mais magro e menos atraente, e a estatura é mais elevada do que a proporcionada pelos decanatos anteriores.

O destino

        O signo de Touro rege a garganta, a laringe, as amígdalas, as artérias carótidas externas e a glândula tireóide. Estão os taurinos sujeitos a sofrer de papeira, crupe, difteria, laringites, amigdalites, inflamações nas glândulas da garganta e apoplexias. Por influência do seu oposto, Escorpião, o signo de Touro determina a sífilis e as moléstias do aparelho genital.

        Os nascidos neste período regido por Touro melhor se harmonizarão com os nascidos em Câncer (21 de junho a 21 de julho) e Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro). Devem ter cuidado com as associações comerciais ou amorosas feitas com pessoas nascidas sob a regência de Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro).

        As pedras preciosas de Touro são a ágata musgosa e a esmeralda.

 

[Astrologia][Os planetas e os signos][O Horóscopo][Como se desenha um horóscopo]

[Áries][Touro][Gêmeos][Câncer][Leão][Virgem][Libra][Escorpião][Sagitário][Capricórnio][Aquário][Peixes]