SOBRE O AUTOR

NAVEGAÇÃO

FINANÇAS

SETOR ELÉTRICO

INFORMÁTICA

MISCELÂNEA

 
SOBRE O AUTOR
Curriculum Vitae
Estante de Livros
Administração
Biografias
Biologia
Ciências
Economia
Engenharia
Ficção Científica
Filosofia
Finanças
Física
Informática
Matemática
Psicologia
Diversos
Publicações
 
NAVEGAÇÃO
Página Inicial
Mapa do Site
Comentários
Livro de Visitas
 
FINANÇAS
As 500 mais - BR
Contabilidade
Glossário Financeiro
StockLinks
 
SETOR ELÉTRICO
EletroLinks
Papers
 
INFORMÁTICA
InfoLinks
Delphi
Visual Basic
 
MISCELÂNEA
Curitiba
Humor
Links Amigos
Star Trek
 

Enviar e-mail Alvaro


©1998/2001
Alvaro A. de Almeida

 
 
Alvaro Augusto - Soluções Empresariais
 
LIVROS DE FILOSOFIA
 
 "Particles and Paradoxes- The Limits of Quantum Logic"

Peter Gibbins, Cambridge University Press, 1987, 181p. 

Compre este livro na Amazon Books

 Este livro é um pouco decepcionante. O autor faz um grande ensaio em torno da teoria quântica e seus (aparentes) paradoxos. Fica no ar, nos capítulos iniciais, a impressão de que a chamada lógica quântica irá esclarecer tais paradoxos (EPR, Gato de Schrodinger, etc). Entretanto, a lógica quântica resulta ser apenas uma lógica clássica não-distributiva. A justificativa é que o substrato matemático da mecânica quântica (espaço de Hilbert) é construído sobre a lógica clássica e uma trabalho enorme deve ser realizado para tornar tal substrato totalmente quântico. Mesmo assim, vale a leitura, embora não seja indicado para o leitor iniciante na teoria quântica. 
 
 

Auto-Engano

"Auto-Engano"

Eduardo Giannetti, Companhia das Letras, 1998, 269p. 

Depois de ler "O Mundo Assombrado Pelos Demônios", esta é uma excelente pedida, embora seja um livro sobre filosofia e não sobre ciências. Raramente nos damos conta do quanto o auto-engano está presente em nossas vidas. Alguns exemplos citados são clássicos e há uma grande complementariedade entre este livro, o de Sagan ("O Mundo Assombrado Pelos Demônios") e "O Animal Moral". O autor é evidentemente muito capacitado, dono de uma prosa elegante e agradável, embora talvez não seja uma leitura leve e que agrade a todos. 
 

 
Sophie's World 

"Sophie's World"

JosteinGaarder, BerkleyBooks, NewYork, 1996, 523p

Compre este livro na Amazon Books

Esta é uma obra de ficção que é também uma deliciosa história da filosofia ocidental. O autor, que lecionou filosofia durante onze anos nas escolas de segundo grau da Noruega, leva-nos a refletir sobre a evolução do pensamento ocidental por meio de Sophie, uma adolescente norueguesa que começa a receber um curso de filosofia por correspondência, elaborado por um autor misterioso. Recheado de mistério, magia e um quê de sobrenatural, o livro é altamente legível e nada pretencioso. Nas mãos de Gaarder a filosofia se torna uma ferramenta para a descoberta da verdade, e não "um abuso sistemático de uma linguagem inventada justamente para esse fim". Infelizmente, ainda estamos longe de responder às duas primeiras perguntas endereçadas para Sophie pelo filósofo misterioso: "Quem é você ?" e "De onde vem o mundo ?". P.S.: Há também uma tradução para o português que fez relativo sucesso no Brasil. P.S.S: Dizem que é um livro para adolescentes, mas duvido que você não se apaixone por Sophie. 
 
 
  "Discurso Sobre o Método"

René Descartes, Hemus, São Paulo, 1978, 136p. 

Este é o célebre tratado de Descartes sobre o método concebido por ele para a descoberta da verdade. Pretencioso até a última linha, Descartes se esquece de usar o método que ele mesmo inventou, chegando a conclusões absurdas sobre vários assuntos (veja os comentários do livro "O Erro de Descartes"). Certamente, quando alguém fala de "raciocínio cartesiano" deve estar se referindo a todas as adições subsequentes e não a Descartes em si. Mesmo assim, este filósofo deve ser admirado por ter lançado as bases de uma filosofia da dúvida e por ter se atrevido a provar a existência de Deus em uma época na qual quem duvidava disso tinha a fogueira como destino. 
 
 
Alvaro Augusto - Soluções Empresariais
 

 

 

*

  *