SOBRE O AUTOR

NAVEGAÇÃO

FINANÇAS

SETOR ELÉTRICO

INFORMÁTICA

MISCELÂNEA

 
SOBRE O AUTOR
Curriculum Vitae
Estante de Livros
Administração
Biografias
Biologia
Ciências
Economia
Engenharia
Ficção Científica
Filosofia
Finanças
Física
Informática
Matemática
Psicologia
Diversos
Publicações
 
NAVEGAÇÃO
Página Inicial
Mapa do Site
Comentários
Livro de Visitas
 
FINANÇAS
As 500 mais - BR
Contabilidade
Glossário Financeiro
StockLinks
 
SETOR ELÉTRICO
EletroLinks
Papers
 
INFORMÁTICA
InfoLinks
Delphi
Visual Basic
 
MISCELÂNEA
Curitiba
Humor
Links Amigos
Star Trek
 

Enviar e-mail Alvaro


©1998/2001
Alvaro A. de Almeida

 
 
Alvaro Augusto - Soluções Empresariais
 
LIVROS DE FINANÇAS
 

Decisões Fianceiras em Condições de Risco

"Decisões Financeiras em Condições de Risco"

José Roberto Securato, São Paulo, Atlas, 1993, 244pag. 

A análise de risco é um dos assuntos mais importantes atualmente em finanças. A elevada volatilidade dos capitais internacionais tornou tal disciplina obrigatória e uma análise de projeto bem feita não deve prescindir de uma avaliação do risco do negócio.

O professor José Roberto Securato (FEA-USP, FEA-PUC-USP e IBMEC-SP) é um dos maiores especialistas brasileiros na área de análise de risco. Este livro cobre praticamente todo o assunto, partindo do ponto de vista moderno que considera o risco como o desvio padrão de uma distribuição de variáveis. São apresentados modelos de capitalização em condições de risco, aspectos teóricos e práticos do dilema do investidor quanto ao risco e retorno de seus investimentos e a questão da diversificação de carteiras de investimento, esta última a partir da teoria de Markowitz e Sharpe, ganhadores do Prêmio Nobel de 1990.

A grande abrangência do assunto não permite um tratamento completo nas quase 250 páginas do livro, mas, mesmo assim, há uma certa falta de didatismo e clareza de exposição. A profusão de deduções matemáticas certamente afastará o leitor médio, mesmo que estas não sejam essenciais para o entendimento. O conceito de fronteira eficiente poderia ter sido apresentado de maneira mais clara, mencionando-se, antes, o conceito de conjunto eficiente. Finalmente, seria interessante a inclusão de exercícios propostos de modo que o livro pudesse ser utilizado de forma mais adequada nas cadeiras de Análise de Risco ou Gerência de Investimentos dos cursos de pós-graduação em Finanças.

 
 

Os Axiomas de Zurique - Os conselhos secretos dos banqueiros suíços para orientar seus investimentos

"Os Axiomas de Zurique - Os conselhos secretos dos banqueiros suíços para orientar seus investimentos"

MaxGunther, trad. Isaac Pilcher, 3ª ed., Rio de Janeiro, Record, 1998, 155p. 

Há trezentos anos a Suíça, um país minúsculo, pedregoso, sem litoral ou recursos naturais que valham a pena, tem ficado fora das guerras européias, principalmente porque, nesse tempo todo, não apareceu um invasor que realmente a quisesse. Apesar disso, os suíços estão entre os povos mais ricos do mundo. Qual é o seu segredo? Max Gunther, nesse livrinho divertido que pode ser lido em um dia, responde que é porque os suíços são os investidores, especuladores e jogadores mais espertos do mundo. Eles não se furtam a correr riscos, pois associados a grandes riscos estão as grandes oportunidades. A expressão "Axiomas de Zurique" foi cunhada em um clube de investidores suiços que operavam com commodities e ações e que se estabeleceu em volta de Wall Street depois da Segunda Guerra Mundial. O que dizem os axiomas ? Quanto à diversificação, por exemplo, é sabido que a maneira de se reduzir o risco de uma carteira de ações é distribuindo os riscos individuais de modo que os diversos papéis se movam em diferentes direções. Quando há perda em um deles, há ganho em outro e assim por diante ("não ponha todos os ovos em um só cesto"). Max Gunther afirma que a difersificação realmente funciona e que, lançando mão dela, você estará livre de todos os perigos - inclusive do perigo de enriquecer...Em vez de espalhar os ovos por vários cestos, o conselho que os suíços dão é: "ponha todos os ovos em um só cesto, e tome conta do cesto". É claro que isso não é para qualquer um e talvez você não enriqueça depois de ler "Os Axiomas", mas garanto que se divertirá bastante. 
 
 

Warren Buffet - Dicas e Pensamentos do Maior Investidor do Mundo

"Warren Buffet - Dicas e Pensamentos do Maior Investidor do Mundo"

Janet Lowe, trad.Ana Beatriz Rodrigues e Priscilla Martins Celeste, Rio de Janeiro, Campus, 1998, 189p. 

Warren Buffet é o presidente da Berkshire Hathaway, uma das mais bem sucedidas empresas de investimentos de Wall Street. Se um investidor tivesse dado US$ 10.000 para Buffet administrar em 1956, e tivesse reinvestido todos os rendimentos, teria, no final de 1994, ações no valor de US$ 80 milhões. Pena que eu ainda não havia nascido em 1956... De qualquer forma, este livro de aforismas é divertido fácil e ser lido, mas nenhuma fórmula mágica emerge das suas páginas. "Há mais de um caminho para o paraíso financeiro", diria Buffe, que não usa complicadas projeções, análise gráfica ou qualquer outra técnica conhecida. Seu único método baseia-se na sua "filosofia": Regra nº 1: Nunca perca dinheiro. Regra nº 2: Nunca esqueça a Regra nº 1.
 
 
 
Alvaro Augusto - Soluções Empresariais
 

 

  *

  *