Tradução en PortuguêsСтраничка на русскийÜbersetzung auf DeutschTraduction en FrançaisTraducción en EspañolSvenska översättningenTranslation in SlovenianPolskie Tłumaczenie MAIN MENU
Tradução en PortuguêsСтраничка на русскийÜbersetzung auf DeutschTraduction en FrançaisTraducción en EspañolSvenska översättningenTranslation in SlovenianPolskie Tłumaczenie Part 1: General Introduction
Tradução en PortuguêsСтраничка на русскийÜbersetzung auf DeutschTraduction en FrançaisTraducción en EspañolSvenska översättningenTranslation in SlovenianPolskie Tłumaczenie Part 2: What should I do if I believe memberX abused me, cheated in games vs me?
Tradução en PortuguêsСтраничка на русскийÜbersetzung auf DeutschTraduction en FrançaisTraducción en EspañolSvenska översättningen Part 3: How serious is the (C)heating problem on ICSes?
Tradução en PortuguêsСтраничка на русскийÜbersetzung auf DeutschTraduction en FrançaisTraducción en EspañolSvenska översättningen Part 4: Naivete and silence are the worst threats to all ICSes.
Tradução en PortuguêsСтраничка на русскийÜbersetzung auf DeutschTraduction en FrançaisTraducción en EspañolSvenska översättningen Part 5: (C)heaters don't care about you !
Tradução en Português Part 6: Truth, fairness and server justice on Internet Chess Servers.
  Part 7: Six Internet Chess Servers officially respond to 8 questions on their internal policies.
Страничка на русскийÜbersetzung auf Deutsch Part 8: The pilot's perspective: a trip inside the cheater's mind.
Part 9: Cheaters counter-attack ! Their beliefs, their claims and their rights. Part 10: Who? Cheaters or honest playing members?
Part 11: Personal testimonials Part 12: (C)-Elliot-Ness versus Sexeebabi
Part 13: Turnovers and fumbles in the game of cheating Part 14: Back to the future

A TRAPAÇA
nos Servidores de Xadrez da Internet (SXIs):
UM ASSUNTO QUE DEVERIA PREOCUPA-LO .

Parte 2: O que fazer, caso acredite-se estar sendo trapaceado
por um determinado jogador?

Primeira edição em Setembro 1997
Tradução en Português por Rocha (Chess.Net)

Se suas suspeitas são sérias e consistentes, faça um relatório a seu SXI: dê a seu SXI detalhes, explicações que justifiquem por que você acredita que determinado sócio trapaceia. Faça com que os jogos suspeitos (evidências) fiquem disponível para uma investigação futura pelo seu SXI, salve-os em seu library/journal de jogo. Jogos salvos em um library/journal guardam todos os dados sobre eles, inclusive tempo levado para cada movimento. Você pode pensar que é o único que reclama, mas, talvez um ou mais sócios já fizeram uma reclamação sobre este determinado sócio. Sem a sua ajuda, as reclamações sobre este sócio, poderiam ser mais fracas e ele poderá escapar por causa de seu silêncio. Um sócio que engana regularmente e não é pego continuará abusando de outros sócios de SXI e poderá enganar por dezenas ou centenas de jogos. Um novo sócio que chegue ao SXI e que comece a enganar poderá alcancar uns 2400 de rating dentro do prazo de um de mês. Assim um trapaceiro que for pego quando estiver próximo de 1800 evitará que outros de sejam abusado por ele. Lembre-se que a paciência faz parte do jogo de xadrez e do mesmo modo deve-se esperar que o seu SXI analise as evidências sobre um trapaceiro. Se você quer fazer mais, então examine os jogos pertinentes, com um programa de xadrez. Se há um correlação quantitativamente alta, entre os movimentos jogados e os sugeridos pelo programa de xadrez, então suas suspeitas têm uma fundação boa. Se você ainda quer fazer mais, então examine alguns dos jogos do arquivo/histórico do suspeito: talvez você possa achar outras boas evidencias para apoiar suas convicções e suspeitas e adicina-los ao seu relatório. Gastar tempo para faz um relatório ou editar um email não é nada divertido mas é o único maneira ativa que eu conheço para lidar com tais abusos.

Muitos sócios tem uma ação preguiçosa, isto é: eles colocam o suspeito em suas listas 'com esse não jogo' “+noplay” ou 'deste não recebo mensagens' “+censor”. Este procedimento não ajudará ninguém: e o suspeito poderá continuar enganando a outros sócios honrados. Também, através do uso do “+noplay” e/ou “+censor” você poderá estar cometendo uma injustiça. Ninguém pode estar 100% absolutamente seguro que este ou aquele jogo foi jogado por um programa de xadrez, não até que um exame exaustivo usando todos os programas de xadrez comerciais revelem de um modo claro a diferença entre o jogo humano e o jogo de um computador.

Lembre-se: você é um sócio honrado e merece justiça quando for vítima de ação de abuso por trapaça. E depende de você se envolver para contribuir para um melhor controle coletivo da comunidade de seu próprio SXI.


Parte anteriorVolta ao topoPróxima parte

Volta ao menu principalCSS compliantHTML 4.01 Strict compliant